Michel Jager, diretor de Clientes, Branding e Novos Negócios do Grupo Trigo - Divulgação

A novidade chega ao mercado em 2024 como uma aposta da empresa para abraçar mais uma fatia do mercado alimentício do país, usando para isso o nome e a força de outra marca própria que já é líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, a Spoleto.

Para o novo negócio, as expectativas são as melhores. A previsão do Grupo Trigo é atingir a marca das 200 lojas nos próximos cinco anos. E quer saber um dos principais diferenciais de mercado da nova franquia? A gente te conta: o pioneirismo no uso da inteligência artificial no segmento de pizzaria.

Recém-inaugurada, a primeira loja da Pizzaria Spoleto já está em funcionamento no bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e esta deve ser a primeira de muitas unidades brasileiras.

Descubra mais sobre a marca, o desenvolvimento do cardápio, diferenciais competitivos, formas de se tornar um franqueado e até sobre as principais estratégias de mercado de um grupo que já conta com uma grande bagagem no food service. A gente te conta tudo agora.

Conheça o Grupo Trigo

De acordo com informações de Michel Jagerdiretor de Clientes, Branding e Novos Negócios do Grupo Trigo, a empresa nasceu em 1999 com a venda das duas primeiras franquias da marca Spoleto, que em pouco tempo se tornou a maior rede de culinária italiana do Brasil.

“O Grupo Trigo é dono das marcas Spoleto, China in Box, Gendai, Koni, LeBonTon e Gurumê, além das 25 marcas 100% digitais que operam no delivery”, explica Michel Jager.

@pizzaria.spoleto
@pizzaria.spoleto

Na franquia, a IA surge como um sistema automatizado de controle de qualidade e produtividade, o que proporciona uma visão computacional, com acesso a uma plataforma de indicadores e relatórios periódicos.

“Contamos com uma câmera localizada no teto da cozinha da loja para captar imagens de todas as pizzas feitas para o delivery. A máquina vai aprender qual é o padrão de cada sabor do produto, o que ajudará a identificar possíveis gaps operacionais, possibilitando a correção deles com maior agilidade”, explica Luis Marcelo Correa, diretor de Tecnologia e Growth do Grupo Trigo.

Na prática, essa medida pode identificar, por exemplo, se o pepperoni está indo na quantidade certa ou se está posicionado na pizza da forma correta. “É uma garantia de padronização nas operações e também melhor UX, que é a experiência do consumidor”, completa Luis Marcelo Correa.

Expectativas e atuação do novo negócio

A marca acabou de ser lançada, mas as expectativas do Grupo Trigo são altas para a nova frente de negócios. A previsão inicial é que em cinco anos, a Pizzaria Spoleto atinja a marca das 200 unidades brasileiras em funcionamento. Para isso, ao contrário dos restaurantes Spoleto que têm forte presença nos shoppings, a nova franquia direciona o seu plano de expansão para as lojas de rua, com foco no delivery e na modalidade take away (comprar e levar).

Para o sistema de entrega fluir bem, a franquia conta com canais próprios e também está presente em plataformas especializadas em delivery, como o Ifood.

Pizzaria Spoleto – Divulgação

“Queremos solidificar nosso relacionamento com o consumidor. Por isso, contamos também com um Programa de Fidelidade próprio”, comenta o diretor de Clientes, Branding e Novos Negócios do Grupo Trigo, Michel Jager.

Sobre as parcerias para abertura de novas lojas, de acordo com Michel Jager, nesse primeiro momento a Pizzaria Spoleto vai priorizar os candidatos que já são franqueados do Grupo Trigo, atuando com alguma das marcas da empresa.

Apesar de ter como objetivo levar a franquia para todo o Brasil, algumas praças estão entre as prioridades da marca neste primeiro ano de atuação. No momento, são elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

@pizzaria.spoleto

Como a marca ainda é nova no mercado, possuindo apenas uma loja piloto, outros dados como, por exemplo, faturamento, lucratividade e tempo de retorno ainda estão sendo analisados e verificados pelo Grupo Trigo.

“A ideia é aproveitar nossa expertise no segmento de pizzas para criar algo único neste mercado. Queremos proporcionar uma forma de investimento mais competitiva, incentivando o empreendedorismo do brasileiro ao mesmo tempo em que ampliamos nosso guarda-chuva gastronômico ao democratizar a boa culinária no país”, destaca o diretor de Novos Negócios, Clientes e Branding do Grupo Trigo.

O cardápio

Para a Rede Food Service, Michel Jager explica que a Pizzaria Spoleto acompanha tendências e inspirações vindas da gastronomia italiana. “Por isso, no menu temos os ingredientes e molhos mais queridos da Itália, para que assim o cliente possa inovar e experimentar a pizza que desejar”, revela.

Entre as delícias que podem ser conferidas no cardápio, destaque para as pizzas de Carbonara (com molho de mesmo nome, bacon e lascas de parmesão), a Alfredo e Toscana (com molho Alfredo, linguiça toscana de pernil, cogumelo Paris e queijo mozzarella) e a Margherita Speciale (com molho de tomate, mozzarella de búfula, queijo mozzarella, tomate assado, toque de manjericão, rúcula e molho pesto da casa).

Pizzaria Spoleto – Divulgação

Outro detalhe do menu que merece ser destacado é que tanto as massas quanto os molhos comercializados são fabricados na própria fábrica do Spoleto, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. “O que garante a qualidade e regularidade dos produtos”.

Diferenciais que destacam

Como já dito anteriormente, para o diretor Michel Jager, um forte diferencial da marca, com grande apelo junto ao público, é a disponibilização de pizzas personalizadas na categoria “Crie do seu jeito”.

“Ao contrário do que se vê no mercado hoje, aqui o cliente realmente vai criar a pizza do jeito dele, desde a escolha da massa, passando pelo recheio e molho, até chegar aos toppings. Além disso, teremos também o ‘Toque do chef’ e a opção de adicionar extras ao produto, como borda recheada e mais molho”, adianta.

Ficou interessado? Entre em contato

Os interessados em saber mais sobre o processo de franquia da Pizzaria Spoleto podem entrar em contato com a marca através do site: https://grupotrigo.com.br.

De acordo com a empresa, são bem-vindos contatos de possíveis franqueados que se identifiquem com o grupo e que estejam abertos à inovação.

Fonte: Rede Food Service